SOBRE

A Arte Marajoara é uma identidade artística caracterizada pelo grafismo – técnica com desenhos labirínticos e repetitivos e traços gráficos simétricos –, que é fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha de Marajó, em Belém, no estado do Pará, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 d.C.

Buscando manter essa tradição milenar viva, o projeto “O Grafismo e a Arte Marajoara” vai levar aos participantes uma oficina de artes plásticas que ensina os princípios do grafismo e suas mais diversas aplicações, em 10 encontros, onde os alunos aprenderão a transformar materiais naturais em peças artísticas.

Cada encontro abordará um tema diferente, passando pelo conteúdo teórico, desenho, vivência de aromaterapia com óleos naturais, pintura sobre suportes naturais com a utilização de tintas naturais, vegetais e minerais, tingimento de fios e tecidos naturais, pintura corporal, vivência de danças típicas, bordado, cerâmica e tecelagem. Ao final da oficina, haverá também uma exposição das obras e artigos produzidos pelos alunos durante as aulas, bem como uma roda de conversa sobre as experiências vivenciadas e entrega de certificados.

As oficinas “O Grafismo e a Arte Marajoara” tem o objetivo de divulgar acultura Marajoara visual ao mesmo tempo que capacita seus participantes a desenvolverem seu potencial artístico e criativo, incentivando a produção artística por meio de objetos naturais e de fácil acesso. Esse projeto é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do Programa de Incentivo à Cultura (ProAC), com apoio da Prefeitura Municipal de Sumaré, e tem patrocínio da Honda.